quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PRONÚNCIA DO "EU" - PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR

Quero dizer em primeira pessoa
O nome do verbo
O pretérito imperfeito
E sem despeito
À terceira pessoa
Lhe digo e advirto:
Não faça pronúncia
Na pessoa que não lhe cabe
Se ponha em seu lugar
Conjugue em seu nome

Eu saiu ?
Ele saí ?

Não é bem assim...

Anúncios de renúncias
Se fizeram em nome
De pronomes que não cabiam
Ao “Eu” tão quieto
e tranqüilo em seu canto

Se o canto não mais comove
O “ele” se lance no espaço
Conjugue o seu tempo
Sua gafe, sua mágoa
Seu tremor, suas dores
E o que mais lhe convir

O “eu” nada tem com isso
Se lança e se canta
E se envolve onde cabe
Se expande, se inflama
Se move, comove
E arde onde anda
Porque sem verdade
A vida não vinga
Não voa, não vale

E o “eu” não se vende
Não vende bandeiras
Nem vende sorrisos sem rimas
Só sabe de si, do presente
da força de ser e estar

Assim, o anúncio real do “eu” que vos fala é:
Eu sou
Eu estou
Eu nunca disse que ia
Não digo agora que vou
Eu não sai
Nem jamais sairia

O “ele” é a bola da vez
O “ele” é o dono da bola
E essa pronúncia é só dele
Portanto, “ele” use
E conjugue em seu tempo
Em sua hora
Assuma em sua pessoa
O seu verbo frouxo
O seu DESCONVITE

- Jamais eu falei que iria
Não ouse lançar pela sua pronúncia
Palavras e verbos que o “eu” nunca te disse.


Agora sim... tenho dito!


SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário